Cerimônia de Casamento Rapanui
O amor é celebrado pela comunidade, em meio à natureza, honrando todos os espíritos ancestrais, esse é o primeiro pensamento quando se pensa em uma Cerimônia Rapanui.
Inspirada nos casamentos que ocorrem na Ilha da Páscoa cada detalhe desde a preparação até a formalização da união do casal tem seus próprios ritos cheios de magia.
A noiva e o noivo vestem-se separadamente com os seus trajes escolhidos em uma temática encantadora:
- A noiva é preparada pelas mulheres e recebe das mais importantes (sua linhagem e mulheres mais velhas) adornos e pinturas corporais repletas de bênçãos. A todo momento são entoadas pela irmandade feminina lindas canções que evocam a felicidade, a prosperidade e a beleza de ser mulher. Uma faixa ou uma vestimenta é utilizada pela noiva para cobrir a área pélvica, simbolizando a força da mulher e o ventre que tudo cria.
- O noivo é preparado pelos homens, também recebe as pinturas em seu corpo que representam todas as forças da natureza e dos valores que ancoram o amor do casal. Antes de seguir para a cerimônia seus ancestrais ofertam palavras e conselhos sobre o novo caminho que se seguirá.
Durante a cerimônia as bênçãos dos elementais e das forças da natureza são recebidos pelos noivos que com suas mãos estendidas fazem seus votos e empoderam seus propósitos de vida a dois.
Uma dança que representa a força é representada pelos padrinhos e os noivos também dançam a chamada “dança do amor”.
Ao final um símbolo é entregue aos noivos, comumente um broche de ouro, como a representação de uma brasão do casal. É assinado o documento sagrado que certifica a união está feita e assim o beijo finaliza a celebração.
E a festa se segue com um delicioso compartilhar entre todos os convidados.