10 dicas para tornar esse momento inesquecível: Votos de Casamento

Os votos de casamento geram um momento de emoção que toca a todos os presentes em um casamento. É praticamente impossível segurar as lágrimas de felicidade diante dos valores e da lindas declarações de amor que são feitas pelo casal.

É um momento único, especial e inesquecível para noivos e convidados. Por isso que preparamos as dicas abaixo para tornar esse instante da cerimônia perfeito!

Nos Estados Unidos, é muito comum escrever os votos de casamento originais, únicos, repletos de juras de amor, elogios e promessas para a vida toda. Aqui no Brasil a personalização está cada vez mais forte, e não poeria ser diferente quanto aos votos de casamento.

Ficar em dúvida de como começar é normal, importante é se forcarem no que escrever e o que querem revelar em palavras e claro se comprometer, porque os votos além de celebrar o amor direcionam caminhos desejados na relação e na união de vocês.

Se você quer surpreender vamos ao passo a passo:

Passo 1. Todas as ideias são válidas! Não existe certo ou errado! Existe o que o coração quer partilhar!

Passo 2. Estabeleça um prazo para escrever. Senão você vai mudar milhões de vezes seus votos e ele vai acabar saindo da ideia original: a mente vai racionalizando tudo e mudando o que o coração queria dizer.

Passo 3. Comece a escrever cedo. Nada de deixar para a cerimônia ou o dia do casamento, você vai ter mais tempo para se entregar, revisar e curtir esse momento se começar antes. Coloque no seu check list para se lembrar de dois a três meses antes da data do grande dia.

No grande dia até vale improvisar, porém a gente só consegue improvisar quando tem conhecimento, preparo e domínio do que está fazendo.

Passo 4: Faça as suas anotações sempre no mesmo lugar e escolha um lugar calmo. Um lugar sagrado, um momento sagrado para sua entrega total.

Passo 5. Abra o seu coração. Esteja com a alma prepara para se entregar e assim suas palavras irão expressar seus sentimentos.

Passo 6. Seja autêntico(a).  A história, os valores e as virtudes que vocês tem junto são únicas! E a forma como você se expressa, fala e se comunica é a sua personalidade e que encantou tanto a pessoa que você ama! Sinceridade é o essencial para tornar o seus votos o mais genuíno possível.

Passo 7. Por onde começar? Faça uma lista com todos os motivos que te levaram a amar e querer esse pessoa ao teu lado pelo resto de sua vida.  Por exemplo:

  • 01 – Ele me faz sorrir todas as manhãs
  • 02 – Eu adoro quando ele me abraça.

Tente responder as seguintes perguntas:

  • Quais são as principais características dela(e)?
  • Quais são as melhores qualidades?
  • O que fez você se apaixonar por ela(e)?
  • Qual memória de vocês juntos é a mais marcante e feliz?
  • Em que situações ela(e) é a melhor companhia?
  • Existe alguma frase ou palavra  que tem significado para você e que poderia ser usada no discurso?
  • Quando você descobriu que gostaria de ficar ao lado dessa pessoa para sempre?
  • O que você sentiu quando vocês se beijaram pela primeira vez?
  • O que você sentiu quando aceitou/fez o pedido de casamento?
  • O que vocês gostam de fazer juntos: assistir séries de TV, cozinhar, viajar?
  • O que você gostaria de continuar fazendo essa pessoa a vida inteira?
  • Vocês têm alguma música-tema? Existe algum verso dela que poderia ser usada nos votos?
  • Você quer prometer algo? O quê? Faça promessas reais e que você esteja disposto a cumprir.

Seja breve. Faça primeiramente um rascunho, depois tente resumir colocando o que é essencial em um novo texto. Um dica é grifar no primeiro rascunho palavras-chave que possuem toda a ideia, e num resumo você vai se ater a elas. Uma estrutura que pode seguir:

  • Primeiro parágrafo: Citar uma parte da história dos dois, pode ser o primeiro o memento em que se vira, ou o primeiro beijo, ou algo que ficou marcado como o primeiro momento que seu coração transbordou de alegria com a pessoa amada. Um exemplo simples é começar com uma pergunta básica, por exemplo “Lembra de como nos conhecemos?..”
  • Segundo parágrafo: A importância dele(a) para você.
  • Terceiro parágrafo: Expectativas para a vida a dois.
  • Quarto parágrafo: Promessas de amor

Evite clichês como poesias prontas ou discursos de outros noivos. Mas sim, pode se inspirar em textos, filmes, para incrementar o seu texto.

Seja positiva(o). Por um momento, esqueça que seu amor tem algum “defeitinho”. Exalte as qualidades dele, tudo o que você sente de bom quando está perto dessa pessoa e por que está se casando com ela.

Evite constranger o amor da sua vida, Os convidados devem sorrir com vocês, e não de vocês.

Aproveite para esbanjar elogios e citar as razões pelo qual se apaixonou, e continua se apaixonando todos os dias.

Nas promessas de amor transborde nas palavras sobre como você fica quando o seu amor faz algo para você e com o que se compromete para que sejam muito felizes.

Passo 8. Pratique o discurso. Ao praticar o discurso você vai perceber se está repetindo as mesmas ideias, se precisa incluir ou excluir algo, se pode trocar palavras repetitivas porque é possível escrever a mesma coisa de diversas maneiras e se o tempo para os votos está sendo extensivo demais.

Passo 9. Tenha uma arte personalizada para os seus votos. Os votos são muito importantes e merecem todo o destaque e carinho. Nada de chegar no dia com uma folha de caderno que foi arrancada, ou uma folha simples impressa: a apresentação de seus votos conta sim para causar o impacto que você deseja!

Hoje é comum alguns levarem os votos para ler na tela do celular, mas convenhamos ainda não é o ideal se você quer que esse momento seja impactante e depois como poderiam guardar esse documento (sim é um documento do amor de vocês!)

Use a criatividade ou encomende uma arte que pode encantar a todos e ser guardada depois pelo seu amor!

Passo 10. Curta esse momento. Aproveite cada minuto de mergulhar na sua história e nos seus sentimentos. Acredite vai ser mágico cada instante de revelar em linha todo o amor que sente!

 

Inspire-se

 

CARDS COM FRASES INSPIRADORAS DE MÚSICAS

20 CARDS COM FRASES INSPIRADORAS DE MÚSICAS

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *