Cápsula do Tempo – Cerimônia de Boas Vindas / Batizado

Sempre inovando em nossas cerimônias, não seria diferente na “Cerimônia de Boas Vindas / Batizado“. De forma irreverente e pensando até em bençãos futuras apresentamos para vocês a Cápsula do Tempo!

Acredito que todo mundo já deve ter ouvido falar sobre Cápsula do Tempo, ou até ter assistido em algum filme sobre esse método antigo: armazenar objetos ou informações, com objetivo dos mesmos serem encontrados por gerações futuras.

Uma Cápsula do Tempo  é um recipiente especialmente preparado para armazenar objetos ou informações, portanto é feita de forma intencional.

A que sugerimos que seja feita e entregue a criança no dia da sua Cerimônia de Boas Vindas / Batizado, certamente, pode iniciar uma grande jornada de registros de lembranças que irão revelar belas recordações da infância quando os filhos já estiverem mais crescidos.

Então vamos as dicas iniciais!

1. A Caixa

Cápsula do Tempo Cerimônia A caixa da Cápsula do Tempo pode ser do material de preferência dos pais (madeira, papelão nobre). Escolha, preferencialmente, uma caixa de material firme, que resista à umidade ou seja impermeável.

O importante é que ela possa acondicionar o que se deseja colocar dentro dela no momento em que começa a ser idealizada. E se ao longo do tempo ela for ficando pequena os pais podem ir remanejando os objetos para outros tipos de caixas.

A dica aqui é: não se prenda ao tamanho grande de uma caixa, deixe que sua intuição vá revelando desde o primeiro momento em que modelo de caixa deseja acondicionar os objetos.

Você pode se inspirar em ideias olhando as imagens do Google aqui

 

2. O que colocar dentro da caixa?

Em primeiro lugar, ela será composta pelas cartas dos pais, padrinhos e até mesmo pessoas que já são importantes na vida da criança. Essa carta é escrita para que possa ser lida quando a criança completar 15 anos (essa é nossa sugestão! porque 15 anos marca um rito de passagem da criança para a fase de ser mulher/homem).

Pais e padrinhos irão escrever uma carta relatando como ficaram encantados com a chegada da criança; algumas recordações das vivência que já teve com ela;  que no dia do batizado escolheram enviar bençãos para seu futuro e assim descrevem as bençãos que desejam para a futura vida adulta que irá se iniciar lá no momento de abertura da caixa.

Posteriormente, ao longo das etapas do desenvolvimento da criança, essa Cápsula do Tempo vai se preenchendo de informações!

Outras cartas e objetos podem fazer parte das lembranças, como, por exemplo, a primeira veste da maternidade, uma manta que foi muito especial ou aquele paninho que ela não se separava, um brinquedo de que a criança não se desgrudava, o sapatinho do batizado, a primeira chupeta, os álbuns de fotos infantis … Muita coisa vai acontecer na vida da criança e que podem ser belas recordações a compor a Cápsula do Tempo.

3. Cuidado ao longo do tempo

Muito cuidado com objetos que podem se tornar perecíveis, ou mesmo de composição que possa estragar ao longo do tempo. Da mesma forma, atenção com brinquedos e até mesmo peças de roupas que venham a manchar outras.

O ideal é acondicionar da melhor forma em embalagens apropriadas para cada objeto o que vai dentro da caixa. Você pode utilizar também aquelas embalagens zip lock, com fecho hermético, que são utilizadas para conservar alimentos. Aqueles saquinhos de sílica também ajudam muito.

E todo ano você abrir a Cápsula do Tempo para retirar alguns objetos que devem tomar aquele vento e até mesmo colocar algumas peças no sol!

Lembre-se: nem tudo você vai conseguir guardar. Terá que trabalhar o desapego e, acima de tudo, se ater ao que for mais importante no guardar dessas lembramças.

Uma lista para se inspirar ao longo das etapas de desenvolvimento da criança

Nascimento

  • A roupa que o bebê vestiu ao nascer
  • A primeira meia
  • O primeiro sapatinho
  • Pequenos presentes dados por pessoas especiais (como avós e padrinhos)
  • A capa de um jornal publicado no dia em que o bebê nasceu
  • Uma amostra da lembrancinha distribuída às visitas
  • O enfeite da porta do quarto da maternidade

– Batizado

  • A roupa do batizado
  • A vela usada no batismo
  • O certificado de batismo
roupinha da cápsula do tempo

– Cotidiano

  • Aquela roupa especial que deixava o bebê mais lindo
  • Um brinquedinho que ele gostava muito
  • A mecha do primeiro corte de cabelo
  • O primeiro dentinho que caiu
  • O álbum de fotos
  • Fotos de momentos especiais
  • Brinquedos que marcaram etapas do desenvolvimento
  • Os primeiros desenhos
  • A primeira chupeta
  • A primeira mamadeira

– Primeiro aniversário

A roupa que a criança vestiu na festa do primeiro aninho

E assim, pode haver outras sugestões. Eternizar alguns momentos é uma maneira muito bonita de contextualizar algumas fases da infância.

Eu espero que você tenha gostado das dicas.

Se você tiver outras sugestões sobre o que guardar numa cápsula do tempo, deixe nos comentários.

E que tenham boas lembranças!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *