Casamento Wicca Handfasting

Resgatando toda a temática das ancestrais religiões pagãs o Casamento Wicca Handfasting é uma das cerimônias que traz, certamente, a energia das mais antigas celebrações de casamentos.

Evocando a energia da Natureza, os elementos, as deidades ancestrais e uma simbologia arquetípica muito rica torna o momento inesquecível para os noivos e seus convidados.

Materiais como velas e  incensos; a presença sempre de flores naturais e de alimentos a serem partilhados; a inspiração na poesia, no canto, na dança  e até na contação de histórias e mitos são detalhes bem comuns que podemos vislumbrar num Casamento Wicca.

Casamento Wicca Handfasting Chamado de Handsfasting,  que significa “atar das mãos”, em suma, além do próprio ritual das cordas traz a simbologia da egrégora que une cada casal.

O celebrante aqui é considerado uma Sacerdotisa.

Essa Sacerdotisa, conhecedora da egrégora (crenças e valores), por exemplo, pode trazer elementos dos rituais de casamento celta, vikings/nórdicos, streggas (italianos) e outras religiões pagãs.

O Casamento Wicca Handfasting  é uma cerimônia que acontece dentro de um Círculo Sagrado.

Nesse espaço sagrado delimitado são evocadas a presença das energia da Deusa e do Deus, os Guardiães e os Elementais.

E o mais importante, da mesma forma que um casamento de união tradicional, é pautada na união ritualística onde onde os votos e compromissos são firmados.

Cada etapa da cerimônia é um mini ritual de bençãos e ao final simboliza a entrada numa nova vida juntos os noivos, que por exemplo pulam uma vassoura ou atravessam um portal delimitado.

Para mim é uma cerimônia muito especial, pois meu primeiro casamento foi um handfasting com a egrégora celta/gaélica (2006) e esse foi o primeiro casamento que escrevi, assim dando vida a semente de celebrante que há em mim.

Abençoados sejam em nome dos Deuses aqueles que escolhem esse momento inesquecível de comunhão com a Natureza e a Grande Criação!

Tamaris Fontanella

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *