Cerimônia de Casamento Rapanui

O amor é celebrando pela comunidade, em meio a natureza, honrando todos os espíritos ancestrais, esse é o primeiro pensamento quando se pensa em uma Cerimônia Rapanui.

Inspirada nos casamentos que ocorrem na Ilha da Páscoa cada detalhe desde a preparação até a formalização da união do casal tem seus próprios ritos cheio de magia.

A noiva e o noivo vestem-se separadamente com os seus trajes escolhidos em uma temática encantadora: 

  • A noiva é preparada pelas mulheres e recebe das mais importantes (sua linhagem e mulheres mais velhas) adornos e pinturas corporais repletas de bençãos. A todo momento são entoadas pela irmandade feminina lindas canções que evocam a felicidade, a prosperidade e a beleza de ser mulher.  Uma faixa ou uma vestimenta é utilizada pela noiva para cobrir a área pélvica, simbolizando a força da mulher e o ventre que tudo cria.
  • O noivo é preparado pelos homens, também recebe as pinturas em seu corpo que representam todas as forças da natureza e dos valores que ancoram o amor do casal.  Antes de seguir para a cerimônia seus ancestrais ofertam palavras e conselhos sobre o novo caminho que se seguirá.

Durante a cerimônia a bênçãos dos elementais e das forças da natureza são recebidos pelos noivos que com suas mãos estendidas fazem seus votos e empoderam seus propósitos de vida a dois.

Uma dança que representa a força é representada pelos padrinhos  e os noivos também dançam a chamada “dança do amor”.

Ao final um símbolo é entregue aos noivos, comumente um broche de ouro, como a representação de uma brasão do casal.  É assinado o documento sagrado que certifica a união está feita e assim o beijo finaliza a celebração.

E a festa se segue com um delicioso partilhar entre todos os convidados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *