Casamento Wicca Handfasting
Resgatando toda a temática das ancestrais religiões pagãs, o Casamento Wicca Handfasting é uma das cerimônias que traz, certamente, a energia das mais antigas celebrações de casamentos.
Evocando a energia da Natureza, os elementos, as deidades ancestrais e uma simbologia arquetípica muito rica torna o momento inesquecível para os noivos e seus convidados.
Materiais como velas e incensos; a presença sempre de flores naturais e de alimentos a serem partilhados; a inspiração na poesia, no canto, na dança e até na contação de histórias e mitos são detalhes bem comuns que podemos vislumbrar num Casamento Wicca.
Chamado de Handsfasting, que significa “atar das mãos”, em suma, além do próprio ritual das cordas traz a simbologia da egrégora que une cada casal.
O celebrante aqui é considerado uma Sacerdotisa.
Essa Sacerdotisa, conhecedora da egrégora (crenças e valores), por exemplo, pode trazer elementos dos rituais de casamento celta, vikings/nórdicos, streggas (italianos) e outras religiões pagãs.
O Casamento Wicca Handfasting é uma cerimônia que acontece dentro de um Círculo Sagrado.
Nesse espaço sagrado delimitado são evocadas a presença das energia da Deusa e do Deus, os Guardiães e os Elementais.
E o mais importante, da mesma forma que um casamento de união tradicional, é pautada na união ritualística onde os votos e compromissos são firmados.
Cada etapa da cerimônia é um mini ritual de bênçãos e ao final simboliza a entrada numa nova vida juntos os noivos, que por exemplo pulam uma vassoura ou atravessam um portal delimitado.
Para mim é uma cerimônia muito especial, pois meu primeiro casamento foi um handfasting com a egrégora celta/gaélica (2006) e esse foi o primeiro casamento que escrevi, assim dando vida à semente de celebrante que há em mim.
Abençoados sejam em nome dos Deuses aqueles que escolhem esse momento inesquecível de comunhão com a Natureza e a Grande Criação!
Tamaris Fontanella