Tradição: Noivinhos em cima do bolo
A tradição de colocar noivinhos em cima do bolo de casamento é mais antiga do que você imagina!
Como começou a tradição
A tradição de colocar noivinhos no topo do bolo de casamento tem raízes muito mais antigas do que imaginamos.
Ela remonta à Idade Média, uma época em que as celebrações eram marcadas por práticas curiosas e simbolismos profundos.
Você sabia que foi exatamente na Idade Média em que começaram a utilizar os bolos com andares para as celebrações?
Na Idade Média, bolos com múltiplos andares começaram a aparecer em festas de casamento. Mas, ao contrário dos bolos elaborados de hoje, os convidados levavam pequenos bolos para a celebração, que eram empilhados uns sobre os outros.
Imagine isso hoje? Cada um levando um pedacinho de bolo!
Assim, todos os convidados contribuíam para adoçar a felicidade dos noivos e se divertiam com uma atividade muito especial da cerimônia. Percebe aqui que a tradição do adoçamento ainda existe?
E acredite: esses bolos eram amontoados e empilhados um em cima do outro! Se os noivos conseguissem se beijar sob a pilha de bolos, sem cair, era definitivamente um sinal de que a união daria certo e traria muitos filhos.
Eu penso que deveria ser um sufoco para esses noivos não se sujarem! Hoje a tradicional foto com o bolo ainda acontece e claro o brinde do casal!
Os nossos “noivinhos” no topo do bolo são uma referência dessa antiga tradição e, contudo, para chegar até nós como a simbologia que você conhece algumas mudanças aconteceram.
A tradição dos noivinhos em cima do bolo foi se aprimorando
Mas, como tudo mudou ao que temos hoje? Por que será que continuamos colocando os noivinhos em cima do bolo de casamento?
Algum tempo depois, lá pelo ano de XVII, a tradição de “empilhar bolos” começou a se transformar nos bolos com três, quatro e até cinco andares com os quais estamos acostumados hoje.
Os primeiros noivinhos de bolo da história surgiram no ano de 1840, na Inglaterra, no casamento da Rainha Vitória e do Príncipe Albert.
A realeza decidiu substituir os enfeites tradicionais de bolo por um casal de noivos que consequentemente simbolizassem o amor, a união e a boa fortuna.
Sendo um casamento real essa celebração teve grande visibilidade! E, portanto, a novidade do bolo da rainha caiu nas graças da população.
Em suma, no começo as pessoas utilizavam apenas réplicas dos noivinhos de bolo usados no casamento real, mas logo a coisa começou a se aprimorar.
Com o passar das décadas, os noivinhos de bolo foram sendo aperfeiçoados e a tradição passou a ganhar ainda mais força nos casamentos ao redor do mundo.
Tornou-se uma das tradições mais fortes em uma festa de casamento para representar o amor do casal: enfeitam o bolo e, de quebra os noivinhos, podem ser guardados como uma recordação muito especial do grande dia.
E você como pensa o topo do seu bolo? Será que temos os novinhos, os pets… outras menções que simbolizam o amor de vocês?
Quer se encantar com diversos noivinhos. Acesse aqui a galeria de fotos do google!